terça-feira, 13 de setembro de 2016

Globalização

                                             
No decorrer do século XX as informações demoravam meses para serem entregues. Hoje, em uma fração de segundos, podemos enviar mensagens para pessoas em diversos lugares no mundo, por exemplo: eu morando no Brasil, tinha dificuldades para me comunicar com um parente que mora no Japão. Porém, graças a globalização, agora tenho a disponibilidade de conversar em tempo real e virtualmente com ele. A globalização consiste na interação social, econômica, política e cultural de diversos países, estados e cidades no mundo.
         A globalização é uma questão que sempre foi questionada por filósofos, principalmente por Herbert Marshal, que acredita que vivemos em uma aldeia global. Essa expressão foi criada para indicar o encurtamento de distâncias territoriais, graças à evolução tecnológica.
      O avanço da tecnologia e a facilidade das comunicações, presentemente, comprovam a ideia de Marshal. A união desses  fatores possibilitou uma constante interação econômica e comercial entre os países, outro fato que explica a ideia do filósofo.
O avanço tecnológico e científico permitiu ainda o fortalecimento do capitalismo entre as nações, provocando uma crescente articulação de negócios, investimentos e comércio entre países de todos os continentes do mundo, gerando a chamada “aldeia global’’.
       Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos.
         Porém, referida estratégia comercial e produtiva tem causado diversas consequências trágicas nas sociedades do mundo inteiro, decorrente do acúmulo da riqueza nas mãos de poucos, ocasionando sérios problemas sociais e econômicos, como crises econômicas, miséria da grande população, aumento da violência e da criminalidade. Isso sem falar na devastação ambiental causada pela revolução industrial, uma das maiores consequências da globalização.

       Globalização, definitivamente, é um fenômeno de interação entre pessoas, porém mais que isso, é a interação de conhecimentos, comportamentos e hábitos que se tornam comuns mundialmente.
    
                                                                         Texto escrito por Gisele rocha
                                                                                                                                                                    

2 comentários: